NÚCLEO DE AVALIAÇÃO DE TECNOLOGIA EM SAÚDE

Antes de definir o termo avaliação de tecnologias em saúde (ATS), se faz necessário explicar o significado de tecnologia em saúde. Este termo não está restrito apenas a novas drogas e equipamentos de última geração, mas sim a todos os meios utilizados para promover saúde, prevenir e tratar doenças, e melhorar a reabilitação, incluindo tratamento farmacológico, programas de rastreamento, procedimentos, cirurgias, equipamentos diagnósticos e eventualmente instalações necessárias para o uso destas tecnologias. A ATS considera a efetividade, disponibilidade, apropriação e custos destas novas tecnologias. Além disso, busca identificar qual o grupo de pacientes que mais se beneficia com essas intervenções, comparando quais as suas vantagens com outras estratégias.

Desta forma, o conceito de ATS é extremamente abrangente, podendo englobar qualquer fase da avaliação de uma tecnologia, desde os momentos mais iniciais, como estudos de medicamentos de fase I, passando por grandes estudos multicêntricos e meta-análises, até a última fase que deveria ser cumprida antes da incorporação de um novo insumo em saúde, que é a avalição econômica. O papel da ATS é fornecer para os tomadores de decisão uma análise hierarquizada das opções de políticas de saúde, com um entendimento das implicações econômicas, ambientais, sociais, políticas e legais para a sociedade.

Dentro desta temática, o HMV inaugurou seu Núcleo de Avaliação de Tecnologias em novembro de 2013, com a intenção de produzir conhecimento aplicável ao próprio HMV, no tocante a incorporação tecnológica dentro do Hospital, e ao SUS, avaliando, em parceria com o Ministério da Saúde, tecnologias a serem incorporadas no sistema público de saúde. Para tanto, em janeiro de 2014, o Hospital Moinhos de Vento tornou-se membro da Rede Brasileira de Avaliação de Tecnologias em Saúde (REBRATS), vinculada ao Ministério da Saúde, a qual congrega instituições de pesquisa e hospitais de todo o Brasil.

Dentre os principais projetos futuros do NATS-HMV está um conjunto de projetos de cunho metodológico, com aprofundamento do conceito limiar de disposição a pagar no contexto brasileiro da economia da saúde, além de avaliação de tecnologias sob demanda do Ministério da Saúde. Além disto, o NATS-HMV trabalha na condução de revisões sistemáticas e metanálises, temática na qual também oferece treinamentos periodicamente.

Rua Ramiro Barcelos 910 Bairro Moinhos de Vento - Porto Alegre - RS | CEP: 90035-001 | Fone: (51) 3314 - 3434
Brivia