PESQUISAS

  • PESQUISAS CLÍNICAS

    A Unidade de Pesquisa em Saúde (UPS) do Instituto de Educação e Pesquisa (IEP) do Hospital Moinhos de Vento (HMV) objetiva disponibilizar recursos humanos e de infra-estrutura para o desenvolvimento e condução de pesquisas clínicas na instituição. Os estudos clínicos conduzidos no IEP tem três origens: 1) captados pelos investigadores principais; 2) captados pelo IEP junto à indústria farmacêutica, CROs e SMOs; 3) protocolos desenvolvidos pelo próprio IEP.

    Por estar inserida em um moderno hospital, a UPS conta as seguintes facilidades para condução e desenvolvimento de estudos clínicos:

    • - Consultórios próprios para pesquisa
    • - Sala para coordenação de estudos
    • - Arquivo seguro para documentação
    • - Sala de monitoria
    • - Sala de reuniões
    • - Auditório
    • - Recursos de multimídia
    • - Farmácia
    • - Centro de Imagem
    • - Laboratório de análises clínicas (Laboratório Weinmann)

    Para os investigadores que desejam o desenvolvimento de seus próprios projetos, o IEP conta com consultoria em estatística e epidemiologia, possibilitando o desenho de estudos de acordo com suas necessidades e objetivos. Além disso, o investigador dispõe de apoio para o desenvolvimento de CRFs (clinical research forms), sistemas de gerenciamento de dados, análise qualitativa a quantitativa de dados e publicação de seus resultados. 

    Para os estudos patrocinados por companhias farmacêuticas, o IEP dispõe de coordenadores de estudo para a condução de protocolos de acordo com as boas práticas clínicas (good clinical practices - GCP) em pesquisa. Os coordenadores de estudo são profissionais que fazem parte do grupo de colaboradores do Hospital Moinhos de Vento, altamente qualificados e comprometidos com a qualidade de atendimento da instituição. Além disso, o IEP oferece assessoria jurídica durante a implantação dos estudos e assessoria financeiro-contábil ao longo de todo o seu desenvolvimento. 

    Todos os estudos executados no Hospital Moinhos de Vento são avaliados pelo Comitê de Ética em Pesquisa (CEP) antes de sua execução . Estudos patrocinados por companhias farmacêuticas também são avaliados pela Coordenação da UPS, quando à sua adequação financeira e jurídica.

  • PESQUISAS EPIDEMIOLÓGICAS

    A Unidade de Pesquisa em Saúde (UPS) do Instituto de Educação e Pesquisa (IEP) do Hospital Moinhos de Vento, além de pesquisas clínicas e assistenciais, desenvolve pesquisas epidemiológicas, de origem do próprio IEP ou de instituições externas.

    Além de todas as facilidades de infraestrutura para a condução de estudos, o IEP conta com apoio estatístico e epidemiológico através de consultores em bioestatística, metodologia científica e epidemiologia para fornecer suporte para submissão, implantação e execução de projetos de pesquisa a serem desenvolvidos na instituição.

    O projeto Núcleo Mama Porto Alegre é um exemplo de projeto epidemiológico desenvolvido por pesquisadores e profissionais da Instituição. Esta coorte envolve um programa de rastreamento populacional de câncer de mama proposto pelo Hospital Moinhos de Vento e contando com a parceria da Secretaria Municipal da Saúde de Porto Alegre e do Instituto da Mama, com apoio do Ministério da Saúde através do Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do SUS (PROADI-SUS). Neste projeto, cerca de 9.000 mulheres oriundas de 15 diferentes Unidades Básicas de Saúde Municipais foram rastreadas para doenças da mama, constituindo uma coorte que está sendo acompanhada por 10 anos, na qual está sendo testado localmente um modelo de diagnóstico precoce e tratamento ágil de câncer de mama. Além disto, está sendo avaliada a frequência e fatores de risco associados ao câncer de mama.

    Todos os estudos executados no Hospital Moinhos de Vento são avaliados pelo Comitê de Ética em Pesquisa (CEP) antes de sua execução.

  • PESQUISAS ASSISTENCIAIS

    A Unidade de Pesquisa em Saúde (UPS) do Instituto de Educação e Pesquisa (IEP) do Hospital Moinhos de Vento, além de pesquisas clínicas e epidemiológicas, desenvolve pesquisas assistenciais relacionadas, principalmente, aos cuidados com os pacientes, envolvendo profissionais das diversas áreas da saúde.

    Várias destas pesquisas tem a participação de alunos da Escola de Educação Profissional e dos Cursos de Pós-Graduação do IEP, nas áreas de enfermagem, farmácia, fisioterapia,  psicologia, nutrição e medicina. Professores altamente qualificados orientam estes alunos para que atinjam plenamente seus objetivos e para que os resultados obtidos com seus estudos possam ser implantados na instituição e divulgados. Dissertações de mestrado, teses de doutorado e trabalhos de conclusão de cursos de especialização de outras instituições de ensino, envolvendo a pesquisa assistencial, também têm sido desenvolvidas no Hospital Moinhos de Vento.

    Os pesquisadores contam com inúmeros recursos para a elaboração e condução de seus projetos como biblioteca, consulta a artigos on-line, apoio administrativo, consultoria em bioestatística, metodologia científica e epidemiologia.

    Todos os estudos executados no Hospital Moinhos de Vento, sejam eles acadêmicos ou não, são avaliados pelo Comitê de Ética em Pesquisa (CEP).

Rua Ramiro Barcelos 910 Bairro Moinhos de Vento - Porto Alegre - RS | CEP: 90035-001 | Fone: (51) 3314 - 3434
Brivia