RESIDÊNCIA MÉDICA

 

PROCESSO SELETIVO DA ASSOCIAÇÃO HOSPITALAR MOINHOS DE VENTO

RESIDÊNCIA MÉDICA 2018

Programa de Residência Médica

Duração

Vagas

Pré-requisito

Clínica Médica - Hospital Moinhos de Vento

02 anos

3 (três)

Formação em Medicina

Clínica Médica - Hospital Restinga e Extremo-Sul

02 anos

3 (três)

Formação em Medicina

Neurologia

03 anos

2 (duas)

Formação em Medicina

Pediatria

02 anos

4 (quatro)

Formação em Medicina

Radiologia e Diagnóstico por Imagem

03 anos

2 (duas)

Formação em Medicina

Cardiologia

02 anos

2 (duas)

Clínica Médica

Mastologia

02 anos

1 (uma)

Cirurgia Geral ou Obstetrícia e Ginecologia

Medicina Intensiva

02 anos

2 (duas)

Clínica Médica, Cirurgia Geral, Anestesiologia, Neurologia ou Infectologia

Nefrologia

02 anos

1 (uma)

Clínica Médica

Oncologia Clínica

03 anos

1 (uma)

Clínica Médica

 

EDITAIS DO PROCESSO SELETIVO

Residência Médica Hospital Moinhos de Vento - Especialidades com acesso direto

Residência Médica Hospital Moinhos de Vento - Especialidades com pré-requisito

Residência Médica Hospital Restinga e Extremo-Sul - Especialidades com acesso direto 

Prorrogação do prazo de inscrições para o Exame AMRIGS

 

POR QUE FAZER RESIDÊNCIA NO HOSPITAL MOINHOS DE VENTO?


Você terá contato com profissionais que são referência em suas especialidades, com um Corpo Clínico de mais de 3000 médicos, voltado para o atendimento de excelência de alta complexidade sendo o único hospital do Brasil com afiliação com a Johns Hopkins Medicine International, um dos melhores hospitais dos EUA.

Você fará parte de uma equipe com acesso aos melhores tratamentos, participará de rounds multidisciplinares, reuniões científicas e Grand Rounds, e terá acesso a ambulatórios especializados. A residência no Hospital Moinhos de Vento lhe trará a experiência de ser um membro efetivo de nossa equipe de médicos.

Para complementar sua formação, oferecemos a possibilidade de intercâmbio único com a Johns Hopkins. Todos os anos nossos melhores residentes são convidados a vivenciar uma experiência de 30 dias de intercâmbio oficial nos EUA.

Você também terá a oportunidade de participar de vários projetos de pesquisa e educação desenvolvidos nacionalmente com o Ministério da Saúde.

Para que tudo isso fique ainda mais interessante, estamos desenvolvendo um inovador programa de orientação de carreira profissional aos residentes. Tudo isso é pensado e construído para que você, ao desejar fazer parte de nosso corpo clínico, já viva a experiência de ser parte de um dos melhores hospitais do Brasil.

São 10 programas de residência nas áreas de Medicina Intensiva, Cardiologia, Neurologia, Oncologia Clínica, Pediatria, Radiologia e Diagnóstico por Imagem, Clínica Médica, Mastologia e Nefrologia.

Estude no Hospital Moinhos de Vento e tenha a oportunidade de trabalhar lado a lado aos melhores médicos.

Viva muito mais que uma formação!


ENTENDA UM POUCO MAIS DAS VANTAGENS EM ESTUDAR NO HOSPITAL MOINHOS DE VENTO

PROFISSIONAIS DE REFERÊNCIA EM SUAS ESPECIALIDADES

O Hospital Moinhos de Vento possui equipes médicas altamente especializadas, com profissionais de referência em suas áreas de atuação, que reúne professores de diversas universidades, prontos para compartilhar seu conhecimento com nossos residentes.

UM CORPO CLÍNICO DE MAIS DE 3.000 PROFISSIONAIS

Além das equipes de preceptores, você terá a oportunidade de interagir com nossos médicos do Corpo Clínico que somam mais de 3.000 profissionais.

ALTA COMPLEXIDADE

O Hospital Moinhos de Vento especializou-se para atendimento de casos de alta complexidade, com agilidade, alta tecnologia, sendo referência para suas áreas de atuação na residência médica.

RECONHECIMENTO DA EXCELÊNCIA

Somos um dos 6 hospitais reconhecidos como Hospital de Excelência pelo Ministério da Saúde e o único hospital na região sul do Brasil. Desta maneira, o hospital participa do Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do SUS, onde investimos milhões em projetos de Educação, Pesquisa, Assistência e Gestão nos quais, você poderá ter a oportunidade de participar e se desenvolver. Além disso, somos o primeiro hospital do sul do Brasil a ser certificado pela Joint Commission International, que avalia qualidade e segurança na assistência prestada.

AFILIAÇÃO À JOHNS HOPKINS MEDICINE INTERNATIONAL

Desde 2013, o Hospital Moinhos de Vento é o único hospital brasileiro afiliado à Johns Hopkins Medicine International, o braço internacional da Johns Hopkins, considerado um dos melhores hospitais americanos. Esta é uma afiliação para troca de experiência em assistência, educação e pesquisa. Nossos profissionais, incluindo os residentes, podem ter contato direto com os melhores profissionais da Hopkins.

PROGRAMA DE INTERCÂMBIO COM JOHNS HOPKINS

Como parte da afiliação, desde 2015, estabelecemos um programa oficial de intercâmbio com o Hospital Johns Hopkins, nos quais nossos melhores residentes são convidados a vivenciar uma experiência de 30 dias de intercâmbio oficial nos EUA.

PROGRAMA DE ORIENTAÇÃO DA CARREIRA PROFISSIONAL

Além do Hospital Moinhos de Vento preocupar-se em formar um profissional altamente qualificado tecnicamente, preocupamo-nos em orientar nossos médicos residentes sobre oportunidades do mercado profissional. Muitas vezes, nossos residentes são contratados ao fim da formação pelo próprio Hospital Moinhos de Vento.

A RESIDÊNCIA MÉDICA NO HOSPITAL MOINHOS DE VENTO

O Programa de Residência do Hospital Moinhos de Vento é credenciado junto à Comissão Nacional de Residência Médica desde 2003. Até 2013, o Hospital oferecia residência na área de Medicina Intensiva, tendo formado 15 residentes até aquele ano. Em 2014, a Residência Médica ganhou maior destaque com a criação de quatro novos programas: Clínica Médica, Neurologia, Cancerologia Clínica (Oncologia Clínica) e Mastologia. Em 2015, mais cinco programas foram criados: Cardiologia, Pediatria, Nefrologia e Radiologia, além de um segundo programa em Clínica Médica, no Hospital Restinga e Extremo-Sul.

As residências foram criadas como reflexo do crescimento dessas especialidades, que agora contam com residentes que integram as equipes e participam das reuniões clínicas, discussões de casos e ambulatórios.

A presença de residentes qualifica ainda mais a assistência prestada no Hospital Moinhos de Vento, pois amplia as discussões clinicas, com maior questionamento e aprofundamento da tomada de decisão. Ainda, os serviços médicos organizam-se de maneira mais estruturada para proporcionar ao aluno um aprendizado integral, em todos os aspectos da especialidade de aperfeiçoamento.

Programas de Residência Médica Oferecidos:

Rua Ramiro Barcelos 910 Bairro Moinhos de Vento - Porto Alegre - RS | CEP: 90035-001 | Fone: (51) 3314 - 3434
Brivia