RESIDÊNCIA MÉDICA

PROGRAMA DE RESIDÊNCIA MÉDICA EM CARDIOLOGIA DO HOSPITAL MOINHOS DE VENTO

PROCESSO SELETIVO 2018 - Clique aqui para acesso ao edital.

Prorrogação do prazo de inscrições para o Exame AMRIGS

 

O Serviço de Cardiologia do Hospital Moinhos de Vento foi constituído em 2004 para atender a importância das doenças do coração na população. Dentro de um hospital geral, foi consolidado um grupo de excelência, de elevado reconhecimento nacional e internacional, muitas especialistas com formação em instituições nos Estados Unidos, Canadá e Europa. Unido a isto a instituição oferece tecnologia de ponta nas diversas áreas da medicina, com preocupação constante em atualizações científicas. A área conta com todos os recursos contemporâneos para atendimento de pessoas que querem prevenir a doença até aquelas que necessitam da mais sofisticada tecnologia e estrutura hospitalar intensiva. Os profissionais que fazem parte do corpo clínico do HMV, são de comprovado nível de formação médica especializada e contam com os recursos e assistência de excelência do Hospital Moinhos de Vento.

OBJETIVOS GERAIS
Preparar cardiologistas aptos a promover a prevenção de doenças cardiovasculares e manejar os fatores de risco para as doenças cardiovasculares. Formar cardiologistas capacitados na avaliação, diagnóstico diferencial e tratamento de pacientes com doenças cardiológicas, tanto na fase aguda quanto nos quadros crônicos. Capacitar para o atendimento aos pacientes no serviço de emergência, Unidade de Terapia Intensiva (UTI), internação clínica e ambulatório; além de habilitados no emprego dos métodos diagnósticos e terapêuticos da especialidade. Na conclusão do período de residência, o cardiologista estará bem preparado para oferecer terapias baseadas em evidências para uma grande variedade de doenças e quadros cardiológicos em um ambiente de emergência, hospitalar e ambulatorial, elaborar e implementar protocolos clínicos de cardiologia baseados em evidências, auxiliar na organização dos serviços e das redes de atenção e realizar pesquisa clínica na área de cardiologia.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS
Formar médico cardiologistas com conhecimentos teóricos e habilidades em cardiologia e áreas relacionadas que capacitem o médico a identificar e solucionar os problemas do paciente com estas condições clínicas ou sob risco. Desenvolver espírito de trabalho em equipe, multiprofissionalidade e transdisciplinariedade assistencial. Desenvolver o espírito de pesquisa dentro de preceitos metodológicos éticos e humanísticos.

Ao término da Residência o médico deve estar apto a:
1. Realizar anamneses detalhadas, exame cardiovascular completo, elaborar hipóteses diagnósticas e estratificar o risco cardiovascular.
2. Definir diagnóstico topográfico, sindrômico e nosológico com precisão e estabelecer diagnósticos diferenciais.
3. Propor e orientar a investigação necessária para a confirmação diagnóstica.
4. Definir e indicar o melhor tratamento ou medida preventiva baseado em evidências científicas para cada patologia considerando a prevenção e promoção de saúde, condições agudas, crônicas e propor programas de reabilitação quando indicados.
5. Ser capaz de selecionar, analisar e interpretar cada uma das técnicas invasivas e não invasivas da especialidade, com foco no raciocínio diagnóstico e no uso racional de recursos; incluindo os métodos gráficos: eletrocardiografia, Holter, teste de esforço, teste da inclinação, Monitorização Ambulatorial da Pressão Arterial (MAPA), Monitorização Residencial da Pressão Arterial (MRPA); exames de imagem não invasivos: radiografia, ecocardiografia, tomografia, ressonância, medicina nuclear; e exames de imagem invasivos: cateterização diagnóstica, eletrofisiologia e intervenções por cateter dentro das principais patologias.
6. Saber realizar e interpretar exames não invasivos complementares.
7. Participar da elaboração de protocolos assistenciais, bem como identificar e monitorar indicadores assistenciais.
8. Desenvolver pesquisa clínica na área de cardiologia.

Pré-requisito: Clínica Médica
Duração do programa: 2 anos

Supervisor do Programa de Residência Médica em Cardiologia 

  • Dr. Sandro Cadaval

 

 

CONHEÇA OS MÉDICOS RESIDENTES DO PROGRAMA DE RESIDÊNCIA MÉDICA EM CARDIOLOGIA:

  • Dr. Alfredo Ballverdú Zauk

 

  • Dr. Guilherme Cunha Ludtke

 

  •  Dra. Gabriela Fehrenbach

 

  • Dr. Ruhan Falcão Peruchi

 

MÉDICOS QUE CONCLUÍRAM O PROGRAMA DE RESIDÊNCIA MÉDICA EM CARDIOLOGIA

Ano: 2017

  • Dr. Alfredo Pukall Born

  • Dra. Gabriela Bem

Rua Ramiro Barcelos 910 Bairro Moinhos de Vento - Porto Alegre - RS | CEP: 90035-001 | Fone: (51) 3314 - 3434
Brivia