REPOSITÓRIO DA PRODUÇÃO CIENTÍFICA DO HOSPITAL MOINHOS DE VENTO.

RESIDÊNCIA MÉDICA

PROGRAMA DE RESIDÊNCIA MÉDICA EM PNEUMOLOGIA DO HOSPITAL MOINHOS DE VENTO

O Serviço de Pneumologia e Cirurgia Torácica do Hospital Moinhos de Vento foi criado em Outubro de 2013. Desde então vem se consolidando como um centro de excelência no manejo das doenças respiratórias em geral e nas suas subespecialidades. É constituído por médicos pneumologistas e cirurgiões torácicos com sólida formação, incluindo mestres, doutores, professores universitários e com formação no Exterior. Além de contar com ampla gama de métodos diagnósticos e terapêuticos avançados, destacadamente ecobroncoscopia (EBUS), broncoscopia intervencionista e cirurgia robótica. Propicia o cuidado do paciente baseado em reuniões multidisciplinares, que englobam especialidades afins tais como Radiologia, Oncologia, Patologia, Cardiologia, entre outras. Adicionalmente, há reuniões científicas semanais de atualização baseada em casos clínicos, análise crítica de artigos e revisão de literatura. O programa teórico da residência contempla todos os conteúdos exigidos para prova de título de especialista da Sociedade Brasileira de Pneumologia e Tisiologia, além de outros temas específicos. Aliada à assistência e ao ensino, o Serviço desenvolve pesquisa clínica, resultando em apresentações em congressos e em publicação de artigos em periódicos peer review. Outros diferenciais da Residência em Pneumologia do HMV dizem respeito ao treinamento em broncoscopia por simulação virtual antes da prática em pacientes e a interação com a Johns Hopkins Medicine.

Pré-requisito: Clínica Médica
Duração do programa: 2 anos

OBJETIVOS GERAIS

Promover a capacitação global em Pneumologia, que compreende fisiopatologia, diagnóstico, tratamento e prevenção das doenças respiratórias, em todo espectro de complexidade e nos diversos ambientes de atendimento (ambulatório, internação, endoscopia, emergência e terapia intensiva). Adicionalmente, formar pneumologistas com competências para analisar criticamente a literatura científica e aplicá-la na prática diária. Por fim, desenvolver habilidades para elaboração de pesquisa clínicas na área da pneumologia.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

1. Manter bom relacionamento com pacientes e familiares.

2. Ser capaz de realizar um atendimento multiprofissional, promovendo um relacionamento apropriado com outros médicos especialistas e com profissionais de saúde não médicos.

3. Realizar anamnese e exame físico minuciosos no contexto das doenças respiratórias

4. Interpretar exames de imagem (radiologia convencional, tomografia, ecografia, ressonância, cintilografia/PET, arteriografia) relacionados as pneumopatias.

5. Realizar e interpretar provas de função pulmonar básicas e avançadas.

6. Compreender os resultados de outros métodos diagnósticos, incluindo métodos laboratoriais, testes hemodinâmicos (ecocardiograma, cateterismo da artéria pulmonar), histo-citopatológicos, microbiológicos, imunológicos e de avaliação dos distúrbios respiratórios do sono.

7. Realizar endoscopia respiratória diagnóstica e terapêutica.

8. Estabelecer diagnósticos sindrômicos e específicos, utilizando de forma racional os métodos disponíveis, incluindo doenças pulmonares obstrutivas, doenças intersticiais, doenças da circulação pulmonar, doenças supurativas, pneumonia, micobacterioses, micoses, doenças pleurais, doenças respiratórias do sono, doenças das vias aéreas superiores, entre outras.

9. Indicar tratamento para doenças respiratórias, baseado nas melhores práticas vigentes e individualizadas as especificidades do paciente.

10. Promover a prevenção das doenças respiratórias, destacadamente o manejo do tabagismo.

11. Ser capaz de acompanhar pacientes crônicos e indicar precisamente métodos de reabilitação pulmonar.

12. Realizar, além de broncoscopia, outros procedimentos relacionados as doenças torácicas, tais como ecografia torácica, toracocentese e biopsia pleural.

13. Elaborar protocolos médico-assistenciais para o manejo de doenças respiratórias, incluindo a identificação de indicadores adequados.

14. Adquirir habilidade para ler criticamente a literatura científica relacionada a pneumologia.

15. Ser capaz de realizar pesquisa clínica em pneumologia, envolvendo desde a elaboração do projeto, execução, análise, redação e publicação.

Supervisor do Programa:

Dr. Igor Gorski Benedetto
Currículo Lattes 

 

CONHEÇA OS MÉDICOS RESIDENTES DO PROGRAMA DE RESIDÊNCIA MÉDICA EM PNEUMOLOGIA:

 

Dra. Frances Kopplin Crespo
Ano: R1

 

Rua Ramiro Barcelos 910 Bairro Moinhos de Vento - Porto Alegre - RS | CEP: 90035-001 | Fone: (51) 3314 - 3434
Brivia