RESIDÊNCIA MÉDICA

Residência Ortopedia e Traumatologia 2020

PROGRAMA DE RESIDÊNCIA MÉDICA EM ORTOPEDIA E TRAUMATOLOGIA DO HOSPITAL MOINHOS DE VENTO

PROCESSO SELETIVO 2020 - Clique aqui para acesso ao edital.

                                                Clique aqui para acesso a Errata do edital. 

 Candidatos classificados para a segunda etapa

 

O serviço de Ortopedia e Traumatologia do Hospital Moinhos de Vento entende que a residência médica tem o potencial de formação de profissionais do mais alto nível na especialidade. No ambiente de ensino e de formação de bons profissionais é onde floresce a medicina baseada em evidências e o crescimento do serviço com um todo. A residência, guiada por uma preceptoria formada por profissionais de referência em sua especialidades e que realizam a prática clínica de excelência, assinatura do hospital, terá em seus pilares o desenvolvimento de técnicas cirúrgicas de ponta e o uso de tecnologia de vanguarda. Entendemos desta forma dar uma passo importante para o desenvolvimento de um serviço de referência tanto para a comunidade acadêmica como para a sociedade como um todo.    

Acesso direto para graduados em medicina

Duração: 3 anos

OBJETIVOS GERAIS

O programa tem como objetivo iniciar e desenvolver o ambiente acadêmico de prática médica e pesquisa dentro do Serviço de Ortopedia e Traumatologia do Hospital Moinhos de Vento. Tal ambiente hoje é inexistente e o serviço, apesar da existência de profissionais de referência e que de alguma forma já realizam preceptoria em outros hospitais  não possuem uma unidade capaz de desenvolver este papel dentro do hospital. Dessa forma, entendemos que a formação da residência de ortopedia e traumatologia no hospital tem o potencial de suprir essa necessidade e ao mesmo tempo formar profissionais capazes de desenvolver essa linha de prática médica de excelência.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

Capacitar o profissional médico para o mais completo atendimento das doenças e afecções ortopédicas e traumatológicas na comunidade de atuação, tornando-o apto para atendimento e orientação de pacientes dos Sistema Único de Saúde (SUS), bem como da medicina suplementar privada;

 

Fornecer conteúdo teórico e prático para que ao final do período de formação o profissional possa pleitear o título de especialista em Ortopedia e Traumatologia conforme Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia.

 

Formar profissionais dotados da mais alta conduta ética profissional, capazes de desenvolver a prática médica baseada em princípios científicos e humanos de forma integrada e sinérgica. 

 

Incentivar e fornecer meios para o desenvolvimento de pesquisa e da medicina baseada em evidências de forma a contribuir para sociedade de forma mais ampla.

 

 

Rua Ramiro Barcelos 910 Bairro Moinhos de Vento - Porto Alegre - RS | CEP: 90035-001 | Fone: (51) 3314 - 3434
Brivia