RESIDÊNCIA MÉDICA

PROGRAMA DE RESIDÊNCIA MÉDICA EM ONCOLOGIA CLÍNICA DO HOSPITAL MOINHOS DE VENTO

PROCESSO SELETIVO 2018 - Clique aqui para acesso ao edital.

 

A Oncologia Clínica é especialidade médica reconhecida pelo Conselho Federal de Medicina (CFM) conforme resolução número 2.162/2017 através de formação por período de 3 anos em Programa de Residência Médica em Oncologia Clínica. 

O Centro de Oncologia do Hospital Moinhos de Vento conta com estrutura completa para tratamento do câncer, que inclui a unidade de quimioterapia, ambulatórios e radioterapia, além da estrutura hospitalar para cirurgias, internação e métodos diagnósticos. Nossa unidade de quimioterapia administra uma média de 1000 tratamentos ambulatoriais por mês (números de 2016). 

O funcionamento é baseado em equipes multidisciplinares que, além do atendimento conjunto, realizam discussões clínicas em tumor boards de neoplasias de mama, tórax, gastrointestinal, fígado, urologia, ginecologia, melanoma, cabeça e pescoço, sistema nervoso central e oncologia geral.

O programa teórico conta com aulas semanais de oncologia clínica, clube de revista e pesquisa clínica.
A estrutura acadêmica da Residência Medica tem como objetivo alinhar-se com a missão, visão e valores de excelência, responsabilidade, soluções eficientes e assistência integral do Hospital Moinhos de Vento.

OBJETIVOS GERAIS
Formar médico oncologista clínico baseado no Programa de Residência Médica em Oncologia Baseado por Competência da SBOC/SBC. Os objetivos gerais incluem formar oncologista clínico capaz de avaliar estado clínico, definir estadiamento, executar procedimentos diagnóstico/terapêuticos invasivos em oncologia clínica, realizar a abordagem inicial das emergências oncológicas, manipular quimioterápicos, indicar e conduzir tratamentos adjuvantes, neoadjuvantes e de doenças metastáticas, realizar tratamentos combinados, avaliar resposta ao tratamento, avaliar toxicidade do tratamento, realizar controle farmacológico da dor, realizar controle sintomático (suporte clínico) e paliativismo, realizar seguimento, orientar o rastreamento do câncer, classificar e registrar os casos novos de câncer e avaliar pacientes em pesquisa clínica.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS
Desenvolver os conhecimentos teóricos e habilidades em Oncologia Clínica que capacitem o médico a identificar e solucionar os problemas do paciente com câncer. Desenvolver espírito de trabalho em equipe, multiprofissionalidade e transdisciplinariedade assistencial. Desenvolver o espírito de pesquisa dentro de preceitos metodológicos éticos e humanísticos. Buscar a capacitação básica do médico nos programas de gestão pelas ferramentas de qualidade total.

Pré-requisito: Clínica Médica
Duração do programa: 3 anos

Supervisor do Programa de Residência Médica em Oncologia Clínica

  • Dr. Rui Fernando Weschenfelder

 

CONHEÇA OS MÉDICOS RESIDENTES DO PROGRAMA DE RESIDÊNCIA MÉDICA EM ONCOLOGIA CLÍNICA:

 

  • Dra. Cristina Martino da Silva

 

  •  Dra. Nathalia D Agustini

 

 

  • Dr. Fernando Castilho Venero

 

 

MÉDICOS QUE CONCLUÍRAM O PROGRAMA DE RESIDÊNCIA MÉDICA EM ONCOLOGIA CLÍNICA 

Ano: 2017

  • Dra. Ana Luiza Mattos da Silva

Rua Ramiro Barcelos 910 Bairro Moinhos de Vento - Porto Alegre - RS | CEP: 90035-001 | Fone: (51) 3314 - 3434
Brivia