RESIDÊNCIA MÉDICA

PROGRAMA DE RESIDÊNCIA MÉDICA EM ONCOLOGIA CLÍNICA DO HOSPITAL MOINHOS DE VENTO

PROCESSO SELETIVO 2018 - Clique aqui para acesso ao edital.

Prorrogação do prazo de inscrições para o Exame AMRIGS

Candidatos classificados para a segunda etapa

Candidatos classificados para a segunda etapa após recebimento dos currículos

Resultado preliminar da análise curricular

Resultado após prazo de interposição de recursos

Resultado final por ordem de classificação

Ficha de Matrícula

Termo de desistência

1ª convocação de suplentes

2ª convocação de suplentes

3ª convocação de suplentes

4ª convocação de suplentes

5ª convocação de suplentes

6ª convocação de suplentes

7ª convocação de suplentes

8ª convocação de suplentes

 

A Oncologia Clínica é especialidade médica reconhecida pelo Conselho Federal de Medicina (CFM) conforme resolução número 2.162/2017 através de formação por período de 3 anos em Programa de Residência Médica em Oncologia Clínica. 

O Centro de Oncologia do Hospital Moinhos de Vento conta com estrutura completa para tratamento do câncer, que inclui a unidade de quimioterapia, ambulatórios e radioterapia, além da estrutura hospitalar para cirurgias, internação e métodos diagnósticos. Nossa unidade de quimioterapia administra uma média de 1000 tratamentos ambulatoriais por mês (números de 2016). 

O funcionamento é baseado em equipes multidisciplinares que, além do atendimento conjunto, realizam discussões clínicas em tumor boards de neoplasias de mama, tórax, gastrointestinal, fígado, urologia, ginecologia, melanoma, cabeça e pescoço, sistema nervoso central e oncologia geral.

O programa teórico conta com aulas semanais de oncologia clínica, clube de revista e pesquisa clínica.
A estrutura acadêmica da Residência Medica tem como objetivo alinhar-se com a missão, visão e valores de excelência, responsabilidade, soluções eficientes e assistência integral do Hospital Moinhos de Vento.

OBJETIVOS GERAIS
Formar médico oncologista clínico baseado no Programa de Residência Médica em Oncologia Baseado por Competência da SBOC/SBC. Os objetivos gerais incluem formar oncologista clínico capaz de avaliar estado clínico, definir estadiamento, executar procedimentos diagnóstico/terapêuticos invasivos em oncologia clínica, realizar a abordagem inicial das emergências oncológicas, manipular quimioterápicos, indicar e conduzir tratamentos adjuvantes, neoadjuvantes e de doenças metastáticas, realizar tratamentos combinados, avaliar resposta ao tratamento, avaliar toxicidade do tratamento, realizar controle farmacológico da dor, realizar controle sintomático (suporte clínico) e paliativismo, realizar seguimento, orientar o rastreamento do câncer, classificar e registrar os casos novos de câncer e avaliar pacientes em pesquisa clínica.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS
Desenvolver os conhecimentos teóricos e habilidades em Oncologia Clínica que capacitem o médico a identificar e solucionar os problemas do paciente com câncer. Desenvolver espírito de trabalho em equipe, multiprofissionalidade e transdisciplinariedade assistencial. Desenvolver o espírito de pesquisa dentro de preceitos metodológicos éticos e humanísticos. Buscar a capacitação básica do médico nos programas de gestão pelas ferramentas de qualidade total.

Pré-requisito: Clínica Médica
Duração do programa: 3 anos

Supervisor do Programa de Residência Médica em Oncologia Clínica

  • Dr. Rui Fernando Weschenfelder

 

CONHEÇA OS MÉDICOS RESIDENTES DO PROGRAMA DE RESIDÊNCIA MÉDICA EM ONCOLOGIA CLÍNICA:

 

  • Dra. Cristina Martino da Silva

 

  •  Dra. Nathalia D Agustini

 

 

  • Dr. Fernando Castilho Venero

 

 

MÉDICOS QUE CONCLUÍRAM O PROGRAMA DE RESIDÊNCIA MÉDICA EM ONCOLOGIA CLÍNICA 

Ano: 2017

  • Dra. Ana Luiza Mattos da Silva

Rua Ramiro Barcelos 910 Bairro Moinhos de Vento - Porto Alegre - RS | CEP: 90035-001 | Fone: (51) 3314 - 3434
Brivia